TRATAMENO CONTRA O CRACK

 

O Crack, basicamente é uma mistura da pasta base de cocaína refinada com bicarbonato de sódio e água. Esta mistura é aquecida, separando as substâncias líquidas das sólidas. As substâncias líquidas são então descartadas e as sólidas são convertidas na “pedra de crack” que, quando fumadas é absorvida pelo corpo em quase 100%. A via inalatória confere à droga um tempo de ação e um poder viciante extremamente rápidos, levando apenas 10 segundos para fazer o efeito, gerando euforia e excitação; respiração e batimentos cardíacos acelerados, seguido de depressão, delírio e “fissura” por novas doses.

O que já é extremamente ruim se torna ainda pior. Normalmente na confecção do Crack, com o objetivo de se aumentar o volume, é adicionado à mistura substâncias como cimento, cal, querosene, gasolina e acetona. O dependente então, ao consumir o Crack, absorve também estas substâncias, comprometendo ainda mais a sua saúde.

Cinco a sete vezes mais potente do que a cocaína, o crack é também mais cruel e mortífero do que ela. Possui um poder avassalador para desestruturar a personalidade, agindo em prazo muito curto e criando enorme dependência psicológica.

O crack nasceu nos guetos pobres das metrópoles, levando crianças de rua ao vício fácil e a morte rápida. Agora chega à classe média e alta, aumentando seu rastro de destruição, destruindo vidas e famílias.

SINTOMAS DE UM USUÁRIO DE CRACK

Seria redundante elencar a maioria dos sintomas de um usuário de crack porque eles são extremamente parecidos com os de várias outras, como, por exemplo, irritação, pouco convívio social, tendência à solidão, cometimento de pequenos furtos, insônia, etc. Mas o que realmente precisamos expor é sobre o aspecto físico em que a pessoa se encontra quando utiliza o crack.

Depois de algum tempo (não muito!) a pessoa começa a definhar, emagrece com uma rapidez incrível e vê seu corpo entrar em decadência, assim como todos os seus órgãos. A pessoa que utiliza o crack fica irreconhecível. Na linguagem popular, ela fica “acabada”.

O CRACK NO BRASIL

O Crack não é novidade em lugar algum no mundo, tampouco no Brasil. Assim que foi “lançada” no submundo das drogas, ele já se alastrou pelo mundo com uma velocidade impressionante. Infelizmente essa é a realidade que não podemos esconder e precisa ser combatida com todas as forças, caso o contrário, a tendência é que o vício em Crack e outras drogas continue evoluindo e as pessoas sempre acabem se tornando vítimas dele e desenvolvam quadros extremamente graves de dependência.

COMO É O TRATAMENTO

O tratamento oferecido para as pessoas que sofrem com a dependência do crack é extremamente rigoroso e normalmente feito através de internação. Isso se deve ao fato de que a dependência é muito forte e subjuga a pessoa ao seu domínio. Por isso, para que haja sucesso no tratamento, primeiramente é necessário fazer um tratamento intensivo, normalmente é feito à base de medicações pesadas, que com o tempo tendem a diminuir para dar espaço às terapias e ao tratamento psicológico. Isso se deve ao fato de que as crises de abstinência da droga são terríveis, especialmente no início do tratamento. Sabedores dessa realidade, adotamos em nossa clínica um tratamento adequado para as necessidades apresentadas por pessoas que se tornaram dependentes do crack.

INTERNAÇÃO PARA DEPENDENTES

Trazemos uma metodologia de tratamento que se fundamenta acima de tudo na recuperação através do amor a si mesmo e aos outros. A partir do momento em que a pessoa se torna capaz de se amar e se respeitar, o caminho para a libertação do crack está traçado, bastando que se tenha disposição e boa vontade, já que sem isso é impossível atingir os objetivos que se espera.