TRATAMENTO CONTRA A COCAÍNA

 

A Cocaína é uma droga na forma de pó, extraída das folhas de coca. Foi originalmente desenvolvida para ser um analgésico, mas logo se tornou uma das drogas mais perigosas já conhecidas pelo homem. A Cocaína, também é conhecida popularmente como, “Farinha”, “Branquinha”, “Pó”, “Coca”, “Brilho”, “Poeira”, “Talquinho”, “Júlia” e “Basuko”.

Com alto poder de dependência, logo nos primeiros contatos com a Cocaína, o vício já está instaurado e é quase impossível se livrar dela física e mentalmente. Fisicamente, a Cocaína estimula os receptores-chave (terminações nervosas que sentem as alterações no corpo) do cérebro que, por sua vez, cria uma euforia à qual os usuários rapidamente desenvolvem tolerância. Apenas o uso de doses mais elevadas e mais frequentes podem causar o mesmo efeito e quanto mais se busca esta euforia, mas dependente em cocaína a pessoa se torna.

Os usuários, dependentes de Cocaína, são de todas as idades, ocupações e níveis econômicos, está presente em toda parte da sociedade. O uso da cocaína pode levar à morte por insuficiência respiratória, hemorragia cerebral (sangramento no cérebro) ou ataque cardíaco e apesar dos perigos, o uso da cocaína continua a aumentar, resultando em milhares de dependentes por ano.

COCAÍNA NO BRASIL

No Brasil a realidade que vivemos é extremamente alarmante. De acordo com a ONU, somos um dos países com maior índice de pessoas viciadas em cocaína. E isso é extremamente negativo porque na verdade a cocaína é a porta para os demais vícios. As pessoas costumam “se iniciar” nas drogas através dela e quando seu organismo já não se satisfaz mais, busca algo mais forte, que lhe dê sensação de prazer e bem-estar.

SINTOMAS DE UM USUÁRIO DE COCAÍNA

Assim como todo entorpecente, ela causa graves problemas em questões de relacionamentos humanos e pessoais, torna as pessoas mais dispersas e atrapalha no desenvolvimento motor e cognitivo. Mas há diversas outras ações dela sobre o organismo humano. Entre elas, gostaria de citar: perda de apetite, aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão sanguínea, aumento da temperatura corporal, contração dos vasos sanguíneos periféricos, aumento da velocidade respiratória, dilatação das pupilas, alucinações, comportamento violento, euforia, ansiedade, paranoia, pânico e psicose. Alguns destes sintomas colocam a pessoa como se estivesse em surto psicótico, o que pode ser extremamente perigoso para ela e para todos os que estiverem ao seu redor.

COMO É O TRATAMENTO

Mesmo sendo uma droga devastadora e que causa sensação extrema de mal estar após efeito, as pessoas se viciam com grande facilidade e o tratamento normalmente é feito através de internação, mesmo porque geralmente ela é associada ao uso de outros entorpecentes, o que a torna ainda mais perigosa. Portanto, o tratamento para dependentes de cocaína se baseia na necessidade de se libertar dessa droga e também de outras mais que possam estar sendo utilizadas. Nossa clínica traz essa modalidade de tratamento e oferece suporte pleno à pessoa que necessita de acompanhamento para se libertar do vício da cocaína e de drogas afins.

INTERNAÇÃO PARA DEPENDENTES

A internação deve acontecer em unidades de tratamento apropriadas, onde seja possível oferecer uma verdadeira reabilitação aos dependentes. É o que temos à disposição das pessoas que de alguma maneira possam vir a necessitar de acompanhamento. E não é somente um processo de internação. Trata-se de um processo que envolve a necessidade de acompanhamento humano, médico, psicológico e espiritual. E é o que dispomos para todos os que de alguma maneira necessitam de nós!